Núcleo de Terapias Naturais Japonesas e de Inspiração Oriental
APRESENTAÇÃO
Enquadramento
Desde há muito tempo que a cultura japonesa olha o ser humano de uma perspectiva inteira: corpo e mente. Aquilo que os liga é a energia ou ki (氣). O trabalho sobre a energia pode ser feito de várias formas numa abordagem mais corporal, mental, energética ou mesmo espiritual. Ancestralmente, no Japão, o conceito de Saúde estava intimamente ligado às atitudes, valores, crenças, comportamentos e actividades realizadas por cada ser humano e por todos em conjunto enquanto comunidade, sistema energético e espiritual. Este Departamento enquadra-se nesta necessidade de trabalho sobre o “corpo-mente” (心身) como um sistema que, idealmente, se quer equilibrado para que tudo possa funcionar na máxima eficácia e eficiência.
Qualquer terapia natural tem a sua origem nesta ideia de base de que um organismo vivo só não funciona se não tiver plenas condições para funcionar. O trabalho de qualquer terapia natural de inspiração japonesa, Shiatsu, Seitai, Reiki, entre outras, é o de devolver condições é este sistema mente-corpo para que ele possa funcionar. Para isto estas terapias naturais fazem uso do conhecimento implícito de uma circulação energética que existe ligando a mente e o corpo. Fazendo pressão, manipulações, esfregando, impondo as mãos sobre, ou outras variações terapêuticas, as terapias naturais de inspiração japonesa devem ser defendidas pelo seu profundo valor histórico, cultural e clínico. Este Departamento cumpre esse propósito.
Relevância
Qual a relevância de um Núcleo de Terapias Naturais dentro de uma Associação de Artes Marciais? Qual a ligação entre as artes marciais tradicionais japonesas e as terapias naturais de inspiração japonesa? Procuremos então responder estas perguntas de uma forma breve.
Toda a cultura oriental sabe do que tudo o que cura também mata. Isto é, em relação ao trabalho sobre o corpo, a mente e a energia (氣), se com a imposição de mãos e a pressão sobre pontos no corpo é possível organizar e repor fluxo sanguíneo linfático e energético, como é o caso do Reiki (靈氣) e do Shiatsu (指圧), no Jujutsu (柔術), Aikijujutsu (合氣柔術) ou Kyushojutsu (急所術), os batimentos sobre os mesmos pontos ou zonas induzem precisamente desorganização ou estagnação de fluxo sanguíneo, linfático e energético. Adicionalmente, os mesmos princípios das manipulações que organizam o sistema músculo-esquelético no organismo humano através das técnicas Seitai (整体) serão os responsáveis no Jujutsu (柔術) e Aikijujutsu (合氣柔術) por chaves e imobilizações indutoras de dor, pelo rompimento de tecidos musculares ou quebra literal de ossos ou cartilagens. Através dos mesmos princípios obtemos uma tendência para a saúde ou para a doença do sistema mente-corpo.
Mais-Valias Terapêuticas em Contexto de Treino de Arte Marcial
Tal como é óbvio afirmar que o momento mais vulnerável do adversário é o momento que se segue à aplicação de um toque, contacto ou batimento (Atemi - 当て身), técnicas traumáticas aplicadas em pontos vitais, é então também óbvio que o momento mais efectivo de aplicação de alguma técnica terapêutica correctiva da desorganização ou desregulação do corpo-mente é o momento que se segue ao trauma. A efectividade de qualquer técnica terapêutica diminui à medida que o tempo passa sobre o trauma sofrido. E o tempo de recuperação, reabilitação e desintoxicação aumenta exponencialmente. Assim devemos assumir a importância, relevância e urgência de tratar, cuidar e abordar qualquer lesão, trauma ou ruptura músculo-esquelética assim que ela se produz.
As mais-valias terapêuticas de qualquer técnica natural energética (alternativa/complementar) inseridas numa Associação dedicada à preservação e treino marcial é a de agir sobre o momento imediato que se segue à lesão ou trauma, promovendo um processo que reabilitação mais eficaz, eficiente e menos moroso.
Pela Coordenação do Núcleo de Terapias Naturais