Aikido e Aikijujutsu
Sobre a disciplina de Aikido
Aikido é uma arte marcial japonesa criada por Morihei Ueshiba.
Uma das características do Aikido é a busca pela harmonização de situações de conflito, ao invés da destruição ou derrota do oponente.
No Aikido, o crescimento espiritual do indivíduo é enfatizado através da aquisição da capacidade de se defender. A dimensão espiritual desta arte permeia todos os aspetos da prática, dentro e fora do dojo.
Quanto mais o praticante de Aikido cresce, mais ele desenvolve essa atitude de salvar a sua própria vida bem como, ao mesmo tempo, a do oponente, na tentativa de fazer com que as pessoas violentas entendam que estão erradas e que não podem fazer nada diante da capacidade técnica combinada com a inteligência dominada pelo coração.
A escola Aiki Shinbukan é o departamento de Aikido da Ungoshin, e representa uma via conciliatória entre a eficácia marcial e a compreensão espiritual do Caminho, pois, consideramos que ambos os aspectos são essenciais. Como diziam os antigos gregos: «Mente sã em corpo são».
Sobre a disciplina de Aikijujutsu
O Aiki JuJutsu Shin Do Goshin Kai é um estilo de arte marcial tradicional de origem japonesa que remonta a um milénio atrás.
É a disciplina mais influente na criação do Aikido moderno em meados do século 20. O estilo Shin Do Goshin Kai, desenvolvido no Japão, é o resultado do intenso trabalho do seu fundador, Sensei José Miranda, e conta com praticantes em diferentes locais no mundo.
Este estilo é caracterizado pelo uso de movimentos circulares muito curtos e movimentos retilíneos muito diretos, atacando a linha central do adversário e utilizando a própria linha central para potenciar o efeito do movimento técnico usado.
O conceito de Aiki é sobre a capacidade de destruir um ataque antes que ele ocorra completamente, bem como dominar o centro de gravidade do adversário. Para isso, é necessário controlar a distância usando movimentos econômicos e neutralizando a ação através de desequilíbrio e golpes constantes em áreas vulneráveis.